Solo Grampeado
Solo grampeado é um método utilizado para a contenção de taludes executado basicamente através de chumbadores, concreto projetado e drenagem.
Este tipo de técnica possibilita o aproveitamento de áreas, além de reduzir prazos e ser economicamente viável. Pela ancoragem dos chumbadores, fixados por uma calda de cimento, é feita a estabilização do maciço de terra.
O método pode ser aplicado em um maciço a ser recortado, onde é necessário que a contenção seja executada em etapas: inicialmente inicia-se o corte do solo na geometria do projeto, executa-se a primeira linha de chumbadores e o revestimento com concreto projetado, com o intuito de ser feita uma pré-contenção do maciço, em seguida é retomado o corte descendente do solo.
No segundo caso, em um talude já existente, a contenção pode ser feita de forma descendente e ascendente. Paralelo ao avanço do grampeamento é executado também o sistema de drenagem, com drenos profundos e de parâmetros, canaletas ou descidas de água.
Método Construtivo
Perfuração
A perfuração é feita através de máquinas perfuratrizes, tendo os furos para os chumbadores inclinação sempre abaixo da horizontal, variando de 5 a 30 graus, os ângulos e profundidades são previamente estabelecidos em projeto. A cavidade perfurada deve permanece estável até a injeção no cimento ser concluída, se for utilizado lamas estabilizantes, deve- se atentar para que não provoque prejuízo lateral.
Para auxílio da perfuração e limpeza do furo pode se utilizar água, ar ou lama como fluido. No caso da utilização de trados helicoidais não são utilizados fluidos para essa finalidade. Na maioria dos casos os grampos são moldados no local, através da perfuração e fixação de armação com calda de cimento. Os equipamentos utilizados para a perfuração são geralmente leves, de fácil manuseio e instalação.
Armação dos chumbadores
Após a perfuração é realizada a instalação das barras, podendo ser metálicas, de fibras de vidro resinadas ou semelhante. Se forem utilizadas peças metálicas estas deverão receber tratamento anticorrosivo, podendo ser resinas epóxicas, proteção eletrolítica e a calda de cimento.
A utilização de barras de fibra não é necessária esse tipo de tratamento. Dispositivos centralizadores são utilizados para garantir o cobrimento adequado com a calda de cimento. Ao longo das barras são fixadas mangueiras de injeção. Estas geralmente de polietileno e possuindo de 8 a 10 mm de diâmetro, ao longo das mesmas são dispostas válvulas de injeção.
Injeção
A injeção do grampo é realizada em fazes e utilizando um fluido cimentante qualquer. Geralmente emprega-se calda com alto teor de cimento para solos e resinas para materiais rochosos.
Na primeira fase, denominada bainha, é feito o preenchimento do furo para a recomposição da cavidade escavada e introdução da barra. Também pode ser feito o preenchimento do furo com a calda de cimento, e instalação da barra. Através de uma tubulação apoiada na parte inferior é feito a injeção da nata de cimento de baixo para cima. A injeção por fases é feita por mangueiras instaladas juntamente com a barra de aço, e realizada em uma única fase, medindo-se pressão e volume injetado.
Geralmente na extremidade superior da armação é feito uma dobra de 90 graus, ou utilizadas roscas, porca, ou ferragem de ligação, sendo estas embutidas no revestimento de concreto projetado
Revestimento com concreto projetado
O concreto projetado é lançado por ar comprimido através de um mangote, é composto por mistura de cimento, areia, pedrisco, água e aditivos, podendo ser acrescentados no traço fibras de polietileno ou metálicas. As peças podem receber ferragens, telas eletrossoldadas ou fibras, conformo pré-estabelecido.
Há duas vias para se produzir o concreto projetado, sendo elas: via seca e via úmida. Na via seca, método mais utilizado para solos grampeados, a água é acrescentada na extremidade do mangote pelo bico de projeção pouco antes da projeção. Na via úmida a mistura é preparada com a adição da água.
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com a gente!
E.G. Barros Engenharia, fundada em 2018, atua em obras de geotecnia em 23 estados brasileiros, com foco em fundações e contenções, incluindo Estaca Raiz, Hélice Contínua, Solo Grampeado e Cortina Atirantada. Priorizamos qualidade, agilidade e economia, com equipamentos modernos e equipe capacitada.
CNPJ: 32.186.059/0001-02
Endereço
Rua José Augusto Escobar, 1008, Jardim Santa Helena – São Pedro/SP – 13520-000
Contato
WhatsApp: (19) 99783-6581
Telefones: (19) 99783-6581 / (19) 99637-5858
E-mail: nestor.egbarros@gmail.com
Instagram: