Estaca Raiz

A estaca raiz é uma fundação profunda do tipo moldada “in loco”, executada pela perfuração rotativa, através de revestimento integral por meio de tubos metálicos de revestimento, que garantem a integridade da perfuração.

Ela se caracteriza principalmente por atingirem grandes profundidades, possuírem alta resistência e estabilidade, capacidade de perfuração abaixo do nível da água, perfuração em solos com SPT impenetrável e até perfuração em rocha.

A estaca raiz é armada em todo o seu comprimento e concretada com argamassa de cimento e areia. Devido a sua possibilidade de equipamentos de baixa estatura, elas são utilizadas como a solução para fundações profundas em locais de difícil acesso.

A possibilidade de perfuração em condições específicas de geologia (rocha sã, matacões, alteração de rocha e solos de alta resistência) faz com que a estaca raiz seja a única possibilidade em algumas obras.​

Método Executivo

Perfuração da Estaca

Primeiramente, a perfuratriz realiza a perfuração do solo, utilizando-se de tubos metálicos de revestimentos, que através da circulação de água (ou até de ar comprimido) atinge a profundidade prevista em projeto 

São esses tubos metálicos que garantem a integridade completa da estaca no trecho em solo.

Em casos onde a carga estrutural necessária não se faz suficiente no trecho em solo, é necessário prosseguir a perfuração no trecho rochoso.

Para a perfuração no trecho em rocha, é utilizado um martelo de fundo, que passa na face interna dos revestimentos metálicos. O martelo é acionado por um compressor de ar comprimido, que através da rotação e golpes, avançam em trechos de rocha sã.

É importante salientar que como o martelo de fundo deve passar no interior do tubo de revestimento, no trecho da estaca raiz em rocha o diâmetro da estaca fica um pouco menor do que o trecho em solo.​

Após finalizada a perfuração, deve ser realizada a limpeza do furo com o auxílio de água, e inserida a armadura da estaca (necessariamente à estaca deve ser armada em todo o seu comprimento)

Injeção da Estaca

A injeção da estaca é realizada através de uma bomba de injeção, onde a argamasse é bombeada, da cota de fundo da estaca para o topo. Com a execução da injeção, a lama presente no fundo do tubo (presente devido ao resquício da perfuração), deve emergir para a superfície, evidenciando que a estaca foi injetada em todo o seu comprimento.

Com a finalização da injeção, os tubos metálicos devem ser retirados, assim finalizando a execução da estaca.​

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com a gente!

E.G. Barros Engenharia, fundada em 2018, atua em obras de geotecnia em 23 estados brasileiros, com foco em fundações e contenções, incluindo Estaca Raiz, Hélice Contínua, Solo Grampeado e Cortina Atirantada. Priorizamos qualidade, agilidade e economia, com equipamentos modernos e equipe capacitada.

CNPJ: 32.186.059/0001-02

Endereço

Rua José Augusto Escobar, 1008, Jardim Santa Helena – São Pedro/SP – 13520-000

Instagram: