Estaca Hélice Continua Monitorada

A estaca hélice contínua é uma estaca moldada “in-loco”, cuja perfuração no solo ocorre com a utilização de um trado de hélice contínua, com uma ponteira cortante.

Esse tipo de estaca se caracteriza por sua alta produção e alto controle tecnológico (realizado por um sistema computadorizado). Em seu método executivo, assim que a perfuração atingiu a profundidade correta da estaca, inicia-se o processo de concretagem da mesma, através de tubulação interna do trado. Simultaneamente, a hélice começa a ser sacada, preenchendo todo o comprimento da estaca. Após a conclusão da concretagem, é feita a inserção da armadura da estaca.

O processo completo é monitorado pelo sistema de computadores do equipamento, gerando dados de cada metro executado da estaca, que garantem a qualidade de cada uma delas. Após a finalização da estaca, toda a equipe de engenharia da obra pode acompanhar a velocidade de avanço da perfuração, o momento de torção, velocidade de rotação, o perfil da concretagem e a pressão da concretagem. 

Método Executivo

Posicionamento do equipamento

A perfuratriz é posicionada sobre a locação do elemento a ser escavado. O terreno deve estar nivelado.

Perfuração

A escavação é realizada por rotação, sem retirar o trado do terreno. O processo é realizado pela repetição do ciclo de redução momentânea de velocidade e torque e acréscimo subsequente, até a cota da estaca ser atingida.

Concretagem

Com o auxílio de uma bomba estacionária acoplada ao mangote da perfuratriz a concretagem é realizada de cima para baixo pelo interior do trado; o trado é retirado conforme o concreto é injetado, sendo retirado juntamente, a terra da escavação que ficou presa nas hélices.

Colocação da armadura

As armaduras devem estar conforme indicadas em projeto específico. Após conclusão da concretagem e retirada do trado, a armação é inserida.

Limpeza do material escavado

A limpeza do material escavado ao redor do furo é realizada com o auxílio de uma retroescavadeira.

Monitoramento Eletrônico

O controle é realizado pelo monitoramento e apresentação na tela do computador, informações sobre a perfuração e concretagem da estaca. Fica disponível as informações de velocidade de avanço, torque desenvolvido e velocidade de rotação. Sempre que necessário, é possível realizar correções no prumo por meio do sensor eletrônico.

Durante a concretagem, se obtém as informações de velocidade de extração do trado, pressão no concreto, volume do concreto já bombeado e um gráfico que indica o concreto em cada profundidade.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com a gente!

E.G. Barros Engenharia, fundada em 2018, atua em obras de geotecnia em 23 estados brasileiros, com foco em fundações e contenções, incluindo Estaca Raiz, Hélice Contínua, Solo Grampeado e Cortina Atirantada. Priorizamos qualidade, agilidade e economia, com equipamentos modernos e equipe capacitada.

CNPJ: 32.186.059/0001-02

Endereço

Rua José Augusto Escobar, 1008, Jardim Santa Helena – São Pedro/SP – 13520-000

Instagram: